Monas Hierogliphica - Edição: Hamilton-Jones-1975.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Monas Hierogliphica - Edição: Hamilton-Jones-1975.

Mensagem  Admin em Qua Maio 08, 2013 6:19 pm




O Monas Hieroglyphica (ou Mônada hieroglífica) é um simbolo esotérico desenhado e elaborado por Ioannes Dee . É também o título do livro escrito em 1564 - Londres.

Aos 37 anos;Dee,o escreveu em doze dias, aparentemente enquanto estava em um alto estado mistico:

"[Estou] com a pena de [Deus] quem apenas escreve rapidamente estas coisas através de mim, eu desejo e espero que seja."
“Ele afirma que vai revolucionar a astronomia, alquimia, matemática, lingüística, mecânica, música, ótica, magia e o adepto”.

A tradução para o Inglês, que inclui uma excelente introdução foi publicado pela CH Josten na revista Ambix, XII (1964), 84-221.

O hieroglífico incorpora a visão da unidade do Cosmos de Dee e é um composto de vários símbolos esotéricos e astrológicos representando:a lua, o sol, os elementos. Dee escreveu um comentário sobre ela, que serve como uma cartilha de seus mistérios. No entanto, a obscuridade do comentário é tal que acredita-se que Dee usou-o como uma espécie de livro-texto para uma explicação mais detalhada sobre o hieróglifo. Na ausência de qualquer detalhe restante desta explicação talvez nunca saibamos o significado pleno do glifo.

Influência.

A existência do hieróglifo e ligações com o rosacrucianismo permanece obscura. O hieróglifo aparece em uma página do Manifesto Rosacruz “O Casamento Alquímico de Christian Rosenkreutz” , ao lado do texto de convite para o casamento real dado a Rosenkreutz que narra o trabalho. Na verdade, é pelo menos possível que Dee mostrou o Glifo à Johannes Valentinus Andreae , ou mesmo a um colega durante uma de suas visitas à Europa Central. No entanto, se as reivindicações de autoria do tratado de Andrae ter qualquer peso é ainda uma questão muito debatida entre os estudiosos.
Frances Yates observa que a influência de Dee depois "se espalhou para o puritanismo no Novo Mundo através de John Winthrop , um alquimista e um seguidor de Dee; Winthrop o usava "como sua marca pessoal".

Referências

Yates, Frances (1972). O Iluminismo Rosacruz. Londres e Boston: Routledge e Kegan Paul Ltd. p. 226.
A Mônada Hieroglífica de John Dee. Weiser Books 1975. ISBN 1-57863-203-X
Monas Hieroglyphica Dr Dee. Kessinger Publishing Co 2003. ISBN 0-7661-4744-4

avatar
Admin
Admin

Mensagens : 35
Data de inscrição : 05/05/2013
Idade : 34

Ver perfil do usuário http://arschanokh.collegesforums.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum